Casa de Brusque recebe ajuda do Núcleo das Instituições Educacionais
O Núcleo da Associação Empresarial (AciBr) que congrega as Instituições Educacionais de Brusque e Região está desenvolvendo um projeto para a preservação da história e do patrimônio do município. A iniciativa tem como objetivo realizar ações junto à Sociedade Amigos de Brusque - Museu e Arquivo Histórico do Vale do Itajaí Mirim, mais conhecida como Casa de Brusque, promovendo a organização e adequação do acervo, a restauração de fotos, livros e de outros documentos e objetos, bem como preparar estagiárias voluntárias para receber os visitantes.
Segundo a presidente do Núcleo, Tânia Fantini, o projeto começou a ser colocado em prática na manhã de ontem (4), quando foi realizada a dedetização da entrada do Museu. A partir do dia 10, os trabalhos estarão voltados para limpeza do local e organização de móveis. "Na seqüência, será iniciada a identificação de móveis e objetos e a preparação das estagiárias", explica Tânia.
A abertura para visitação pública está prevista para depois da Páscoa, com a elaboração de uma programação que envolva alunos das escolas locais durante uma semana e mais outra semana, para visitação do público em geral. "Esperamos contar com a participação de grande número de visitantes, pois o trabalho que está sendo realizado merece ser visto por todos", garante a presidente.
O segundo passo do projeto a ser desenvolvido pelo Núcleo será catalogar os documentos que não precisam ser restaurados e, posteriormente, promover a restauração, por especialista, do acervo lá existente.


